VOCÊ DECIDE

Nome Completo do Projeto:

Você Decide

Categoria:

Saúde, Social, Profissionalização, Inclusão

Público alvo:

Adictos em fase de tratamento,

Relevância do Projeto:

A dependência química é uma enfermidade social que só pode ser solicitada individualmente, sob medida e personalizada para cada um. Porém o projeto além disso oferece uma inclusão profissional nova garantida sua estabilidade contínua.

Sinopse:

A neuroarte é multifuncional e pode ser aplicada e utilizada em diversas áreas, pois o foco principal é o cérebro e todos os indivíduos possuem E atuam em diversas áreas da sociedade.

Esse projeto em especial é voltado para os adictos que já participam do tratamento. Em primeira linha o desenho e a pintura com foco neural trabalham a organização e o equilíbrio neuro emocional, ao mesmo tempo é muito indicado para esse público pois tanto desenho quanto à pintura oferece um retorno dopaminérgico inacreditável, e as substituições do prazer físico é de grande ganho para paciente. Por fim como nos outros projetos ele pode ser incluído profissionalmente com a transposição desse conhecimento de cor e forma para o mundo digital tornando um profissional da arte digital para a produção tão necessária na economia criativa dessa época.

Imagens do Projeto

As ilustrações do projeto são criações próprias e  possuem os direitos autorais garantidos.

Objetivo:

O objetivo do projeto é usar a potência das ferramentas da neuroarte, como o desenho e a pintura, para atuar com o adicto no período de tratamento. Além de trabalhar e organizar o cérebro, ele atua diretamente no sistema do dopaminérgico do paciente oferecendo um novo prazer, porém não químico. E por fim, a ideia final é trabalhar para que todo esse esforço se transforme na profissionalização, dando a ele uma perfeita inclusão funcional. Todo processo é reorganizador, incluindo o restabelecimento das relações interpessoais com os familiares e amigos.

Justificativa:

A preocupação com o grande problema nacional, que é uso crescente de drogas, em especial o crack, levou uma equipe que desenvolve um trabalho com a Neuroarte,no campo do neuro desenho e da neuro pintura a elaborar um projeto especial  de atuação na área,  como uma ferramenta de auxílio  para aumentar os êxitos de ajuda aos dependentes químicos já em tratamento.

São Paulo e o Rio de Janeiro são as duas metrópoles que mais sofrem com a proliferação do problema, entretanto, em menos de dois anos a droga alastrou-se como uma praga por todo o Brasil.

Atualmente, pode-se dizer que há uma verdadeira “epidemia” de consumo do crack no País, atingindo cidades grandes, médias e pequenas.

Efetivamente, é o que aponta recente pesquisa da Confederação Nacional de Municípios, amplamente divulgada, segundo a qual o crack é consumido em 98 por cento das cidades brasileiras.

Trata-se de uma questão de saúde pública, de envolvimento com a criminalidade e de forte impácto social/familiar. Por esse motivo a solução para essa complexa questão, tem que consequentemente  ser transdisciplinar.

Descrição das Etapas:

As etapas do projeto são explicadas de forma esquemática na barra de rolagem das ilustrações.

Dificuldades da Implantação:

Como a Neuroarte ainda é desconhecida ela não é incluída nos programas por médicos e autoridades que cuidam dessa  questão.

Vantagens e Ganhos da Implantação:

O ganho social é indiscutível.