NEUROARTE NA ESCOLA
Nome Completo do Projeto:
Neuroarte na Escola
Categoria:
Educacional / Formação continuada
Público alvo:
Escolas Públicas e privadas, instituições de formação continuada.
Relevância do Projeto:
A importância desse projeto é pelo fato de habilitar o professor da rede pública ou privada, com uma ferramenta ainda desconhecida, porém bem poderosa. Trata-se da Neuroarte Estímulos, que é uma ferramenta utilizada na expressão artística, como o desenho e a pintura entre outras e unidas aos conhecimentos da neurociência, entendendo os mecanismos físicos durante o fazer artístico. Essa ferramenta é multifuncional e é capaz de estímulos profundos da cognição nos processos de aprendizagem, mas também pode viabilizar a calma meditativa e a tranquilidade usando as especificações em dosagens diferenciadas. Tudo isso regado com muita ludicidade. Trata-se de uma ferramenta mágica, sendo uma meio e não fim, que passa a ser um grande apoio para o professor durante o processo de ensino e aprendizagem.
Sinopse:
Quando o projeto é voltado para uma escola particular, é feito um modelo para atender às necessidades e demandas da instituição. Porém, o projeto consegue atender perfeitamente às demandas de uma rede pública de ensino, onde todas as unidades escolares são contempladas pelo projeto de maneira eficiente e equilibrada. Permitindo que cada unidade escolar tenha um professor formado na ferramenta, que dê continuidade na própria sede de origem, tornando-se um elemento multiplicador que fará a transformação. Como essa ferramenta é democrática e não necessita de um dom específico para as artes, o que define a escolha do educador a ser formado, é apenas o desejo de ser o agente transformador desse processo. Em pouco tempo toda a escola é tocada e envolvida com a neuroarte evoluindo por completo o cenário das instituições de ensino de toda a rede. Todo material didático informativo é padronizado, porém cada unidade terá uma aplicação customizada, que atenda ao estilo e ao direcionamento da instituição.
Imagens do Projeto
Cenas de formação e capacitação de professores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas.














Objetivo:
O processo nesse caso, não está ligado a Educação Artística nem a Arte Educação, ele entra como uma ferramenta de estímulo cerebral visando a ligação de toda rede neural, colocando a neuroplasticidade a serviço da cognição e do equilíbrio neuro emocional, auxiliando assim professores e alunos em geral, bem como os portadores de qualquer disfunção, que leve ao declínio da aprendizagem. Serão trabalhadas questões como: cognição, aprendizagem, memória, planejamento de motricidade, ansiedade, foco, organização, concentração, conflitos, ampliação da percepção entre outros.
Justificativa:
No Brasil, em torno de 40-50% das crianças e adolescentes apresentam dificuldades de aprendizagem escolar. Este número assustador e preocupante suscita em nossos estudiosos, gestores públicos/privados e professores reflexões e análises aprofundadas com a finalidade de tentar explicar os motivos da magnitude deste número.
A pandemia, que surpreendeu o mundo, mostrou o quanto essa fragilidade era grande, piorando e agravando muito o cenário mundial da aprendizagem. Questões genéticas, neuroemocionais, psicológicas, sócioculturais, pedagógicas, institucionais e familiares, se misturam nesse grande caldeirão.
Para agir com proatividade, esse projeto apresenta o Neuro Desenho na escola, como uma ferramenta capaz de trabalhar questões neurais profundas de maneira definitiva nos alunos da fase escolar, agindo no cérebro em frentes distintas graças à capacidade neuroplástica de intervenção.
Uma outra ação relevante é a maturação antecipada do Córtex Pré-frontal, responsável pelas funções executivas do aluno, outra não menos importante, é a estimulação focada por meio de exercícios específicos para reconexão de várias regiões do cérebro, que por ventura estejam sem intercomunicação.
O Neuro Desenho, ainda desconhecido, é uma rica ferramenta de reorganização das funções cerebrais, que de forma lúdica e prazerosa, como consequência final, deixa uma capacitação qualitativa, abrindo inclusive futuras possibilidades profissionais para os alunos no campo do design, que é a base de várias profissões contemporâneas.
É importante recordar que em 2010, desenvolvemos voluntariamente , o Projeto Conexão Design, na escola do município de Lauro de Freitas, GREPIAL, no bairro de Vila Praiana. Esse projeto que aconteceu com sucesso está e foi bem documentado, despertou nossa atenção para os benefícios do desenho na ativação do cérebro de estudantes na fase escolar. Anos de pesquisas se passaram, para se chegar ao que é hoje a Neuroarte na Educação.
Descrição das Etapas:
DESCRIÇÃO GERAL DAS FASES DO PROJETO( Exemplo)
Esse projeto, foi modelado para rede educacional pública municipal ou estadual. O numero de escolas pouco importa, vamos trazer um exemplo imaginário de 80 escolas que façam parte da rede. O projeto tem por objetivo trazer para o meio de ensino público a importante ferramenta da Neuroarte, que no caso mais específico é o neuro desenho.
PRIMEIRA FASE ( 06 meses)
- Formação Básica de 80 professores e 400 alunos= 480 pessoas
- Cada professor terá em sua escola uma turma de 5 alunos para aplicação prática durante a formação.
SEGUNDA FASE (06 meses)
- Formação Básica de 800 professores e 800 alunos= 1600 pessoas
TERCEIRA FASE (06 meses)
- Consultoria Final
PRIMEIRA FASE ( 06 meses) FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
- Formação Básica de 80 professores e 400 alunos= 480 pessoas
Na primeira fase de 5 meses de formação e mais um mês de avaliação conclusiva dos envolvidos, com a formação de 80 professores e 400 alunos voluntários.
Na prática, a primeira fase do projeto funcionará da seguinte maneira, cada uma das 80 escolas escolhidas para participar do Projeto Neuro Desenho na Escola, enviará um professor, independente da disciplina que leciona, que será o educador que participará dessa formação básica de neuro desenho. Apenas o desejo real de participar será o definidor. Ao ser definido para representar a escola, esse professor junto com a coordenação escolherá um grupo de cinco estudantes com os critérios que a escola e o projeto acharem interessantes para o processo, sendo esse grupo de cinco alunos acompanhado durante todo o período pelo professor em formação. Esses estudantes estarão participando da parte prática do conteúdo que o professor estiver recebendo naquele momento. Seria como se fosse uma aplicação direta daquilo que eles estão aprendendo, seguindo de uma maneira intuitiva o sistema da pedagogia Waldorf no qual o professor ensina os conteúdos logo após ter aprendido de uma maneira bem imediata.
SEGUNDA FASE (06 meses) IMPLANTAÇÃO DO NEURO DESENHO NA ESCOLA
- Formação Básica de 800 professores e 800 alunos= 1600 pessoas
Na segunda fase, os 80 professores formados na primeira fase, em suas escolas de origem, irão atuar como professores/ monitores, formarão em cada escola 10 professores e 10 alunos voluntários, podendo cada escola definir o percentual de alunos e professores. Perfazendo ao todo, o total de 800 professores e 800 alunos. Em toda ação teremos a mobilização qualitativa de 2080 pessoas entre alunos e professores.
A segunda fase já é em si, o neuro desenho entrando verdadeiramente na escola, apesar dos cinco alunos já estarem na escola, agora ela entra oficialmente na instituição pela porta da frente não mais como um processo experimental como ocorreu com essa equipe de cinco estudantes. Cada professor formado no neuro desenho básico retornará para sua escola de origem, lá numa sala especial com data show e ligação à internet, esse professor terá a oportunidade de ser o professor assistente durante a formação básica de um novo grupo da escola. Serão escolhidos 10 professores e 10 estudantes, mas essa proporção será definida pela escola. Por exemplo se a escola achar mais adequado podem ser 15 professores e cinco estudantes. Ou a proporção que a escola considerar mais proveitoso para o processo de continuidade do projeto. Fechada turma de 20 indivíduos, haverá de maneira presencial para esse grupo de 20 pessoas uma formação a distância com assessoria do professor em loco. Vindo de uma central o curso será conduzido durante esses cinco meses a distância no telão para esse grupo de 20 professores. Porém o professor em loco será aquele que foi formado na fase anterior.
TERCEIRA FASE (06 meses)
- Consultoria Final
A terceira e última fase, é uma fase de acompanhamento. O professor formado irá propor aplicações internas do neuro desenho na escola trazendo para a vida prática, a democratização dessa ferramenta de estímulo neural para todos. Em primeira linha se a escola desejar pode-se criar um espaço exclusivo do neuro desenho na escola. Seria um espaço parecido com o que se chama rudimentarmente de sala de recursos porém utilizando essa poderosa ferramenta do neuro desenho como reguladora e ativadora neural. Ou a escola pode criar qualquer dinâmica que lhe seja mais conveniente para usar o neuro desenho dentro do processo da melhoria da performance educacional na instituição. Assim sendo terá à disposição durante mais seis meses uma consultoria a ser definida pelas necessidades e pelos processos.
Assim sendo a instituição terá à disposição durante 6 meses a possibilidade de ter uma consultoria coletiva que atenderá as 80 escolas para dúvidas e para questões que porventura precisarem ser esclarecidas já que agora não existe mais o acompanhamento direto da equipe de formação da neuro desenho. Assim encerra a intervenção do neuro desenho na escola.
Dificuldades da Implantação:
A neuroarte Estímulos tem um grande problema por ser uma ilustre desconhecida, no meio educacional ela é confundida com a arte educação e a educação artística já no meio da saúde ela é confundida com a terapia ocupacional e a arteterapia. Simplificando, a neuroarte é apenas uma ferramenta de estímulo neural, atuando de maneira profunda, focado em regiões específicas de acordo com o desejo a ser alcançado. Mesmo os neurologistas que não a conhecem, ficam cuidadosos quanto aos resultados da mesma. Mas essa é a dificuldade que toda nova ideia tem, por isso o gestor tomador de decisão, tem que entender com clareza a eficácia do processo
Vantagens e Ganhos da Implantação:
A grande vantagem da neuroarte é que ela é diferente, democrática, fácil, lúdica e muito prazerosa. Aproxima o aluno do professor, assim como o paciente do terapeuta. A única coisa necessária é o desejo real de fazer parte desse processo. Transposta essa barreira inicial, tudo corre com grande sinergia. O sucesso de resultados é sempre garantido.
