IDADE CERTA

Nome Completo do Projeto:

Idade Certa

Categoria:

Saúde, Ocupacional, Social

Público alvo:

Idosos e todas as instituições que atuam com esse público, asilos, associações de aposentados, atividades da terceira idade, condomínios entre outros.

Relevância do Projeto:

Com o avanço da idade, projetos que trabalham com estímulos neurais preventivos, com alta carga de ludicidade e autoestima são fundamentais para trazer qualidade de vida ante a nova longevidade alcançada.

Sinopse:

 

Essa linha de projeto já é voltada para o público de pessoas mais maduras, que precisam ter estímulos cerebrais focados e prazerosos, com o intuito em primeira linha de ter uma ocupação agradável e prazerosa de seu tempo, mas principalmente é uma ação preventiva, estímulos profundos de cor e forma que retardarão de maneira ostensiva o aparecimento de demências e outras doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer entre outras comorbidades.

Jannette iniciou como paciente com perda de memória, mas o remédio virou paixão, e ela comemorou seus 80 anos com uma venissage. Depois participou de uma grande exposição.
Todas as fotos das obras obras foram enviadas para o setor de marketing do portal de divulgação, e a foto do quadro dele foi escolhida pela equipe da publicidade.

Imagens do Projeto

Com a diminuição das atividades na fase madura da vida, ocorre o fenômeno da subestimulação cerebral. Um alerta!

Objetivo:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit Tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Justificativa:

A intenção principal deste projeto é propiciar ao grupo alvo da população madura , os cuidados oferecidos pela “ Neuroarte Cognição ”, que lança mão dos recursos de técnicas da arte, como instrumento de prevenção para ativar o cérebro, equilibrar, desenvolver e despertar potencialidades criativas. 

A pandemia trouxe muitos desafios, a arte já é terapêutica, mas dentro desse processo esses recursos são potencializados facilitando aos participantes, um caminho mais curto para descobertas de novas perspectivas e por fim, o encontro consigo mesmo.

Envolvendo questões diretamente como :

  • Restauração  da alegria de viver no encontro de si
    mesmo;
  • Resgate do foco e da concentração dentro
    do limite de cada um;
  • Conscientização do processo de mudanças
    que cada ser humano tem na vida,
  • Equilíbrio das perdas e ganhos, assim
    como o entendimento das mesmas;     
  • Compreensão do processo natural da vida e
    suas atitudes;  
  • Melhoria da autoestima , da
    confiança e da capacidade de acesso pessoal;
  • Otimização das relações familiares;
  • Resgate do processo criativo;
  • Diminuição da dependência digital;
  • Controle das causas da depressão;

Descrição das Etapas:

No processo da neuroarte o participante é conduzido de forma técnica e supervisionada, ao encontro dele mesmo  com  o gesto criativo e o caráter criador e revelador daquilo que por ele foi produzido.

 No final percebe-se que a produção que surge é uma radiografia emocional daquele sentimento vivido.

 

Num balanço geral, sabe-se que naqueles exercícios cerebrais foram utilizados de forma variadas a depender do objetivo e demandas específicas de cada participante. Durante a intervenção várias regiões cerebrais foram mobilizadas na criação de memórias, estimulação da criação de sinapses, estimulação de produção de certas substâncias neurais entre outros.

 

 

A Neuroarte Cognição com  seus recursos valorizam a autoestima dos mesmos, proporcionando à eles também uma melhor integração familiar e social, com ganho de qualidade de vida.

Dificuldades da Implantação:

NÃO DESCRITO, EM ESTUDO

Vantagens e Ganhos da Implantação:

NÃO DESCRITO, EM ESTUDO