ARTE COM PASSOS

Nome Completo do Projeto:

Arte Com Passos

Categoria:

Social, Artístico, Educacional, Cultural, Turístico e Profissionalizante

Público alvo:

Sociedade como um todo nacional e internacional.

Relevância do Projeto:

O projeto mostra que com muito poucos recursos, mesmo na rua, o processo de educação pode acontecer, abrindo um olhar para inovação, flexibilização e criatividade.  Mostra que é necessário se repensar tudo. 

.

Sinopse:

 

Aqui temos um projeto pensado o projeto vitrine, pois de maneira inusitada ele toca pela simplicidade e pelas possibilidades. Não se trata de um projeto de continuidade, mas é um projeto que leva a sociedade a pensar. Esse projeto de formação de desenho para 30 adolescentes de 12 a 16 anos  em situação de risco que circulam pelas ruas mas que estão ligadas a algum projeto social sério serão contempladas. O objetivo é fazer com que os desenhistas de rua existam nas grandes capitais do mundo. Na primeira parte nacional essa criança receberá aulas numa sala de aula sem paredes itinerante, que percorrerá os pontos turísticos da cidade como terreiro de Jesus, praça da Sé, Pelourinho, Mercado modelo, farol da Barra, praia de Itapuã entre outros. As aulas serão ministradas ao ar livre apenas com uma proteção de uma tenda, mostrando que para se educar é mais importante a criatividade do que na construção de edificações. O projeto mostra uma flexibilização das possibilidades e comprova que com criatividade, boa vontade e perseverança pode-se atingir resultados fantásticos. Na segunda fase, os 10 alunos que mais se destacaram, viajarão para Florença onde produzirão nas mesmas ruas que desenharam Michelangelo, Leonardo da Vinci entre outros. Retornando ao Brasil todos serão desenhistas de ruas catalogadas e acompanhadas pelo poder público. Um projeto de visibilidade da Neuroarte.

Todas as ilustrações do projeto são autorais.

Objetivo:

O projeto tem três objetivos principais:

  • Resgatar a motivação original das crianças e jovens que vivem em situação de risco nos grandes centros turísticos, expostos aos problemas das ruas onde não é local para adolescentes e jovens. E ao mesmo tempo divulgaram os dados alarmantes da exploração sexual infantil na indústria turística.
  • Mostrar que a educação formal necessita de um novo olhar e muita criatividade para vencer os obstáculos culturais do nosso país.
  • Divulgar a eficácia do Neuroarte na Escola, que na verdade é o projeto de continuidade, colocando-o em evidência na mídia local, nacional e internacional
  • nacional.

PROJETO VITRINE – ABRE ALAS

Esse é um projeto vitrine, que visa implementar, inovar, incentivar  e divulgar as transformações que acontecem no Projeto Neuroarte na Escola, visa trazer para a rede pública nacional o ensino do neuro desenho, como rica ferramenta capaz operar mudanças no ensino fundamental a partir das mudanças neurais alcançadas com ele.

Outro importante ponto é chamar a atenção de forma afirmativa para grave  questão da Exploração Sexual Infantil por parte do turismo nacional e internacional.

Justificativa:

MOTIVOS QUE LEVARAM A PROPOSTA DO PROJETO

LACUNA NA  EDUCAÇÃO FORMAL

Vive-se a era do design, várias profissões necessitam dessa habilitação.

Poucas pessoas sabem desenhar de verdade.  O computador não resolve essa questão.

DEMONSTRAR QUE O RESPEITO À VOCAÇÃO NATURAL É UM CAMINHO

O projeto  propõe uma sala de aula itinerante que roda vários pontos da cidade.

À princípio essa familiaridade com a rua é respeitada, o projeto visa a mudança da visão e pretende prepará-los e muni-los , para que vivam com dignidade.

RESULTADO A CURTO PRAZO

O método de desenho utilizado, possibilita o resultado garantido em um  curto espaço de tempo. Isso mostra eficiência e inspira credibilidade e confiança por parte dos educadores e gestores públicos para futuras intervenções.

Descrição das Etapas:

FASES DO PROJETO

O projeto é divido em 3 fases:

 Fase 1 Nacional

  • Admissão
  • Formação
  • Finalização de uma exposição de grafite sobre óleo

  Fase 2 Internacional-   Itália – França

Exposição em Florença

Crianças desenham nas ruas de Florença

Exposição em Paris

 Fase 3 Nacional

Criação de postos de trabalho com desenho nos pontos turísticos

Esse projeto visa criar uma sala de aula desmontável e itinerante, sem paredes. As aulas serão ministradas na rua e em apenas 5 meses, 30 adolescentes e jovens  na faixa etária de 12 a 16 anos de ambos os sexos,  terão a oportunidade de aprender com clareza, eficácia e criatividade  as principais questões do desenho, tornando-se desenhistas.

A  SALA DE AULA SEM PAREDES

O curso será itinerante,  ministrado nos pontos turísticos da cidade, nas ruas, nas praças e nas praias,  tendo também uma sala de apoio localizada na parte central da cidade.  Nesse espaço reservado haverão algumas aulas, orientações e vivências que exijam privacidade.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Educação e profissionalização de crianças e jovens estão na ordem do dia em todos os programas de governo. Ações como essa  são  muito valorizadas, pois a habilitação oferecida no caso,  o desenho, abre  frente  para várias profissões contemporâneas e importantes como: Arquitetura, Web design, Design-gráfico, Design de Moda,  Design de Interiores, Desenho Industrial, Publicidade, Artes Digitais, Comunicação Visual .

CONTEÚDO TRANSDISCIPLINAR DO PROJETO

Nesse projeto  outros conteúdos serão oferecidos:

  inglês: como  comunicação básica  com turistas.

  filosofia:  abordando direito, dever, liberdade, ética e paz.

 meio ambiente: economia verde, resíduos e sustentabilidade.

 gestão: administração e  organização do seu próprio  negócio.

COMBATE  À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Fomentar  a transformação desse grupo  de crianças e jovens, através do curso, é trabalhar questões como:

 

  • Educação
  • Transformação social
  • Desemprego
  • Profissionalização e
  • Delinqüência juvenil

  Uma outra questão importante, é que cidades turísticas, tornaram-se  roteiro turístico internacional de exploração sexual infantil.

Esse projeto coloca os adolescentes   em contato com os turistas de todo o mundo, mas de uma forma digna e respeitável, comercializando não mais o corpo e sim sua produção artística.

ABERTURA DO PROJETO

O projeto será aberto oficialmente,  numa solenidade no centro histórico. Na véspera as crianças e os jovens  farão durante o dia, uma  excursão à Brasília, para conhecer a capital do país. Visitarão o congresso, o museu de Juscelino, o setor das embaixadas e alguns  pontos turísticos. Essa viagem é uma estratégia de motivação e credibilidade dos alunos para que vistam a camisa do projeto e o resultado final seja um grande sucesso

POR QUE ESSA VIAGEM À BRASÍLIA?

Essas crianças e jovens acreditam pouco nas coisas. Nem sabem muito  o que desejar acima de seus horizontes limitados.  A metodologia  trabalha com a variável desejo, por isso essa viagem de avião à Brasília objetiva trazê-los para o mundo do desconhecido, despertando o querer para novas coisas. Essa ação fortalece neles uma credibilidade ostensiva no projeto.

Para o sucesso do projeto a entrega deve ser total, a viagem é uma forma de  sedução para despertar credibilidade neles.

Depois de toda programação do curso cumprida com sucesso, haverá uma exposição em Salvador para apresentar o resultado de sucesso, e um grupo dos 10 alunos mais dedicados farão uma viagem á Florença o berço da arte.

A  SELEÇÃO

Um  grupo de  apenas 10 adolescentes  serão escolhido para a viagem internacional do projeto. O critério será  freqüência, qualidade  nos trabalhos, progresso individual  e a transformação  perceptível  de cada um durante o processo. Esse grupo fará uma viagem ao mundo das artes por Florença.

FLORENÇA

Na  cidade  de  Florença  eles terão a própria  mostra.

Experimentarão também  o gosto  de  desenhar  nas ruas ao lado   de grandes  artistas italianos. Lá verão com clareza que desenhar na rua é um orgulho  para  os artistas.  É bom recordar que nessas ruas caminharam os mestres da Renascimento, como: Leonardo da  Vinci, Michelangelo  e tantos outros. Terão história da  arte  ao vivo nos museus.

Ainda em Florença faremos parte de uma campanha importante contra o Turismo Sexual e a Exploração de

crianças nos países tropicais.

Já contamos com o apoio da  prefeitura municipal florentina e temos fortes aliados apoiando esse  braço internacional do projeto. Nossas crianças serão apresentadas com toda  a  dignidade conferida  aos  artistas.

RETORNO AO BRASIL E INÍCIO DA VIDA ARTÍSTICA 

Ao retornarem ao Brasil terão oficialmente, os 30 participantes,  garantidos um local de trabalho como desenhista de rua nos pontos turísticos da cidade, onde poderão exercer o  oficio da arte com toda dignidade e respeito.

Dificuldades da Implantação:

Como a Neuroarte, que é uma ferramenta de estímulo neural, é desconhecida por todos, haverá uma resistência inicial em diferenciá-la da arte comum pelos gestores e patrocinadores.

Vantagens e Ganhos da Implantação:

É um projeto de enorme visibilidade nacional e internacional,  abordando e solucionando de uma só vez, vários problemas graves de uma sociedade tão desigual que acumula muitos contrastes.  Uma grade vitrine  para o mundo.