ORIXÁS NOS VASOS GREGOS

Nome Completo do Projeto:

O Mito Ioruba navega nas curvas dos Vasos Gregos

Categoria:

Artística, Cultural, Internacional

Público alvo:

Público em geral apreciador de arte, cultura e da mitologia africana.

Relevância do Projeto:

Trata-se de uma produção feita por pessoas que nunca haviam desenhado e pintado antes, tudo é resultado da Neuroarte

Sinopse:

 

Seguindo a mesma linha de atuação, alunos do Afflorar de Salvador, submetidos ao processo do neuro desenho e da neuro pintura, desenvolveram uma bela exposição que tinha por objetivo trazer os vasos gregos da antiguidade, e com uma licença poética, retiraram as pinturas mitológicas dos gregos como ornamentos e introduziram de maneira lúdica as interessantes histórias da mitologia iorubá ainda desconhecida do grande público brasileiro e também mundial. Teve uma pequena apresentação no Shopping Parque em Lauro de Freitas, e encontra-se agora livre para uma turnê na cidade e em todo o país. Foi um grande sucesso. É uma exposição que trabalha um tema importante, tornando conhecido um tema tão carregado por preconceitos de forma estética e educativa.

Veja como toda ideia da exposição surgiu.

Imagens do Projeto

As imagens são inéditas, resultado de muita criatividade ancoradas num estudo profundo de teóricos do tema.

Objetivo:

Por definição, a mitologia é um sistema de crenças composto por uma série de narrativas oralizadas chamadas de mito. Essas histórias buscam explicar tudo o que existe e é importante para uma sociedade, a partir da projeção coletiva dessa cultura. A mitologia grega, antes de ser escrita, foi falada e desenhada nas decorações dos vasilhames de uso doméstico. Já no caso da mitologia Ioruba brasileira, ela veio com os escravos pelas narrativas orais, mais tarde pesquisada e escrita, e agora um grupo de artistas na Bahia, assumem o desafio de desenhá-la.

Um grupo diferenciado de artistas, formados pela Neuroarte, resolveu encampar um projeto artístico, para produzir uma exposição de pintura, resgatando as tradições milenares dos vasos gregos que sempre eram ornamentados com sagas mitológicas da Grécia antiga, porém com uma interferência que seria substituir neles as histórias das sagas gregas por passagens mitológicas Iorubás pouco difundidas. 

Justificativa:

No campo das artes, resolvemos desvendar com a força da imaginação e processo criativo, algumas passagens mitológicas ainda quase sem representação imagética.

Assim, a mitologia Iorubá com seus fascinantes orixás, recebe agora desses artistas, uma nova roupagem, que transita, entre a fantasia e o sonho, bem como entre a realidade energética de seus símbolos e a identificação humana. Divulgação de conceitos é fundamental, ganha simpatizantes e desconstrói preconceitos.

Descrição das Etapas:

Trata-se de uma instalação artística, que apresenta de forma cênica o tema abordado pela mostra, trazendo para o espectador uma experiência nova ao abordar a figura mitológica, e a história daquele mito de maneira detalhada e focada em alguns momentos. Toda instalação é interativa, com a presença de um QR code em cada ponto de apresentação dos quadros, o visitante pode entrar em contato com particularidades daquela produção, como: o making off, falas específicas sobre o mito, ou algo que o artista deseja compartilhar com o observador da sua obra.

A instalação recebe um formato circular, pois apresenta o círculo mitológico Iorubá.  Dentro deste círculo, acontecerão eventos culturais que porventura puderem enriquecer a mostra como um todo. Um palco circular acompanha a exposição dando espaço para manifestações culturais individuais ou de pequenos grupos que sejam relevantes para amostra.

Toda essa exposição será exibida também num formato de um catálogo/livro, que é o resumo fiel da instalação, podendo ser doado caso patrocínio seja possível, ou vendido para que os custos da produção do livro seja bancado. Ficando sempre os custos dos direitos autorais para o idealizador da exposição.

3- FICHA TÉCNICA E PERCURSO ITINERANTE NACIONAL

Área da Instalação: 625 m2

Formato: Circular (diâmetro 25m)

Composição da Instalação:

35 suportes, com iluminação, telas, adesivados.

18 suportes com cabeças de orixás, joias e ferramentas.

 Locais:

1-Salvador (Abertura e lançamento)

2-Brasília

3-São Paulo

4-Rio de Janeiro

5-Curitiba

6-Porto Alegre

7-Manaus

8-Recife

Dificuldades da Implantação:

Essa exposição conta com dois obstáculos bem definidos. O primeiro é o preconceito religioso que envolve a Cultura iorubá, mais conhecida e difundida pelo candomblé e seus orixás. E nos últimos tempos o nosso país que segundo a constituição laico, passou a ter viés religioso. Outro grande problema é que o grupo que produziu essa exposição, não é constituído de artistas famosos, com passado e currículo no campo das artes. Essa exposição foi feita por leigos que nunca desenharam e pintaram antes, mas graças ao método pensar 3D, utilizado como base para Neuroarte Cognição, foi capaz de mudar o olhar dessas pessoas, habilitá-las com desenho e pintura permitindo a criação dessa expressiva mostra.

Vantagens e Ganhos da Implantação:

Essa exposição, tem a função de tornar conhecida essa maravilhosa cultura, tão próxima de todos nós, cultura é essa que integra nossa formação sociológica como o povo. Ela mostra de maneira simples, porém profunda sagas mitológicas das personagens míticas muitas vezes discriminadas. Essa mostra não aborda  os mitos iorubás como figuras conhecidas do candomblé, o que permite falar da mesma coisa sem o viés do preconceito. Mas temos muito respeito pela simbologia que isso representa para formação religiosa do nosso país.